INFORMAÇÕES GERAIS DOS PRODUTOS COLORMIX
– O cálculo quantitativo deverá prever de 5% a 10% de acréscimo para recortes e reserva preventiva, uma vez que todos os produtos sofrem variações de tonalidade. Não garantimos reposição do mesmo lote;
– É de fundamental importância o uso de mão de obra qualificada para o assentamento de cada tipo de revestimento;
– As cores dos produtos expostos nos expositores das lojas, site, cartelas, displays, catálogos e amostras são referenciais;
– Ao receber o material na obra, deve-se observar se os produtos sofreram danos durante o transporte. Certifiquese
de que os materiais que estão sendo entregues correspondem ao do pedido e se todas as caixas têm as mesmas especificações.

PASTILHAS E MOSAICOS DE VIDRO COLORMIX
– O mosaico de vidro é indicado para revestimentos de piscinas (1), paredes internas, externas (2) e pisos de tráfego moderado.
– O assentamento de pastilhas de vidro requer mão-de-obra especializada. Se necessário, solicite ao seu revendedor a indicação de um profissional.

CARACTERÍSTICAS:
– Diversas cores cristalinas;
– Cantos bisotados (3);
– Resistentes a intempéries;
– Por se tratar de um produto artesanal, as pastilhas de vidro Colormix apresentam como característica do mosaico pequenas imperfeições em sua superfície.
– As pastilhas possuem nuances que permitem um brilho multi-direcional;
– As pastilhas de vidro da Colormix apresentam variação de tonalidade intencional a fim de reproduzir as cores da natureza, criando um efeito estético único.

CONDIÇÕES GERAIS DAS PASTILHAS DE VIDRO
– A Pastilha de vidro é um produto artesanal, por isso pode ocorrer variação de tamanhos e tonalidades entre peças de uma mesma placa.
– Todas as medidas são nominais.
– Pode haver uma diferença de tonalidade ainda maior entre diferentes lotes de pastilhas de vidro. Não garantimos reposição do mesmo lote.
– Não recomendamos o uso da Linha Cristal e Linha Magic para piscinas.
– É característica das pastilhas “tipo fundidas” manchas amarelas, pintas escuras, bordas irregulares, nuance de cor e diferença de textura na superfície. São do tipo fundidas as linhas Cores Lisas, Ouro, Murano, Dubai, Corallo, Mármore, Shine, Emporium, Ravena e Verona.
– O cálculo quantitativo é responsabilidade do cliente.

1 – Com exceção da Linha Cristal e Linha Magic, que não são indicadas para piscinas.
2 – Com exceção da Linha Magic, que não é indicada para áreas externas e/ou úmidas.
3 – Com exceção da Linha Ravena, que não possui cantos bisotados.

PORCELANATOS E PASTILHAS DE PORCELANA
– No processo de fabricação de revestimentos cerâmicos podem ocorrer variações de tamanho e tonalidade. Segundo as normas do setor cerâmico, pelo menos 95% das peças encontradas devem estar livres de defeitos superficiais.
– Se isso ocorrer o lote é considerado adequado para o uso. Caso encontre peças com defeito dentro deste, separe estas peças e as utilize para os recortes. Caso o lote não atingir este limite entre em contato com a sua revenda imediatamente, antes de assentar o produto.
– Os Porcelanatos Polidos não são resistentes ao ácido fluorídrico e seus derivados.
– O Porcelanato mate tem como característica menor índice de absorção em relação ao polido, porém por sua textura ser mate tem índice de limpabilidade menor, ou seja, tem maior incidência de retenção e sujeiras.
– As Pastilhas de Porcelana são indicadas para áreas internas e externas, áreas úmidas e secas, incluindo fachadas e piscinas.

PASTILHAS E MOSAICOS DE AÇO INOX E COBRE
– O aço inox apresenta propriedades físico-químicas superiores ao aço comum, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
– É de fundamental importância ter muito cuidado na aplicação do rejunte, para que não risque danifique as peças fazendo com que o mosaico perca suas características.
– Vale ressaltar que a alta resistência à corrosão do inox é resultado da sua interação com o oxigênio presente no ar. Por isto, é muito importante que sua face esteja sempre limpa. Qualquer contaminação desta camada produzirá variação da cor. Por isto o aço inox é vulnerável a marcas por impressões digitais, uma vez que a oleosidade da pele interfere na refração da luz sobre a superfície do aço inox.
– Sempre utilize argamassa colante flexível de boa qualidade, podendo ser ACII para ambiente internos e ACIII para ambientes externos.
– Usar rejunte flexível sem areia, impermeável e com boa aderência aos metais e base de resina acrílica ou epóxi.
Obs: Caso o rejuntamento seja mal feito, ele poderá danificar as pastilhas de forma irreversível. Por isto, contrate sempre um profissional experiente. O rejunte epóxi é muito recomendado, porém a sua utilização precisa de mão de obra especializada pois sua secagem é muito rápida o que dificulta a limpeza das pastilhas de aço.
– Nunca use produtos de limpeza domésticos ou industriais que contenham abrasivos em sua formulação.
– Em hipótese alguma usar ácidos, pastas abrasivas, saponáceo, esponja e palhas de aço, etc.
– A limpeza deve se iniciar logo após o rejunte utilizando um pano de algodão macio ou esponja de borracha umedecida com água limpa e morna. Secar com um pano de algodão seco ou toalha de papel macia.
– As pastilhas de aço inox têm características próprias e inerentes ao seu processo de fabricação por isto arranhões profundos podem ser definitivos.
– Antes de assentar as pastilhas de aço inox e cobre veja o guia completo no Manual de pastilhas de aço inox e cobre disponível em nosso site, ou solicite ao seu revendedor.

PASTILHAS E MOSAICOS DE MÁRMORE
– De origem natural, o mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. A composição mineralógica depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico, por isso existe uma grande variedade de cores e texturas.
– É característica do mármore a variação de tonalidade, veios e granulações tornando assim cada peça única.
– O mosaico de mármore é produzido artesanalmente com peças naturais e podem ocorrer pequenas variações de tamanho e tonalidade na mesma placa.
– Os mosaicos de mármore podem ser utilizados em paredes de ambientes internos e externos. Porém, os Polidos são normalmente indicados apenas para áreas internas, por terem uma maior absorção e para não prejudicar a manutenção de seu brilho. Já os Rústicos são indicados tanto para áreas internas
quando externas.
– Não indicamos o uso de mosaicos “junta seca” em áreas úmidas.
– Não indicamos a linha Fit para o revestimento de pisos.
– Em áreas expostas a areia, deve se evitar os mosaicos com mármores polidos.
– Pelo fato do mármore sofrer uma grande variação de tonalidade, principalmente nos produtos rústicos (tumbled), recomendamos que se abra de 3 a 5 caixas simultaneamente, e se aplique as placas de forma aleatória, tornando assim a parede mais harmônica no que diz respeito as nuances de tonalidade.
– É de fundamental importância ter muito cuidado na aplicação do rejunte, para que não risque danifique as peças fazendo com que o mosaico perca suas características.
– Em hipótese nenhuma utilizar ácidos, pastas abrasivas, saponáceo, esponjas ou palhas de aço, etc.
– O ideal é sempre utilizar argamassa branca (fundamental em mármores claros) para que ela não interfira na cor do mosaico.
– Para os mosaicos compostos por pastilhas de mármore e pastilhas de vidro, recomendamos o uso de argamassa específica para pastilhas de vidro.
– Em peças rústicas recomendamos a aplicação de uma fina camada de cera incolor sobre o mosaico, evitando assim que o rejunte penetre nos “buracos” das peças. Isto facilitará a limpeza depois de rejuntado.
– Tomar cuidado para que a cera fique apenas na superfície do mosaico não entrando nos espaços das juntas. Caso isto ocorra, o rejunte poderá não fixar.
– A limpeza da peça deverá ser feita com panos limpos e úmidos. Caso preciso, usar detergente neutro.
– O rejunte epóxi pode ser utilizado, porém a sua utilização precisa de mão de obra especializada neste tipo de rejunte, pois sua secagem é muito rápida, o que dificulta a limpeza do mármore podendo causar manchar irreversíveis.
– Antes da aplicação, veja a melhor estratégia de colocação, determinando a disposição dos mosaicos.
– O mosaico de mármore é composto de pedras naturais, feitos artesanalmente e pequenas variações de tamanhos entre as peças são inerentes ao produto, por isto nunca deixe o espaço exato do mosaico pré reservado.
– Para uma melhor conservação do seu mosaico de mármore Colormix, sugerimos que após a aplicação seja utilizado um produto para impermeabilização de mármores, como os impermeabilizantes Colormix.
– Para mármores polidos a manutenção pode ser feita através de ceras incolores específicas para mármores ou através dos impermeabilizantes Colormix.
– Antes de assentar os mosaicos de Mármore Colormix veja o guia completo no Manual de mosaicos de mármore diponivel em nosso site, ou solicite ao seu revendedor.

MOSAICO DE DASTANHA DE COCO
– Os mosaicos de coco e castanha do Pará são produzidos de forma artesanal e de baixo impacto ambiental, socialmente justo e ecologicamente correto. Fabricados a partir do endocarpo (casca dura, semelhante à madeira) do fruto, com tecnologia desenvolvida para seu corte.
– Com muita semelhança às madeiras de alta densidade, os mosaicos naturais de coco e castanha do Pará requerem basicamente os mesmos cuidados aplicados a madeira para que suas características sejam garantidas.
– Os mosaicos de coco e castanha são produzidos artesanalmente com peças naturais e podem ocorrer pequenas variações de tamanho e tonalidade na mesma placa.
– As cores dos produtos expostos nos expositores das lojas, site, cartelas, displays, catálogos e amostras são referenciais.

INDICAÇÕES
– De origem natural, os mosaicos de coco e castanha podem ser utilizados em paredes de ambientes internos e pela indústria moveleira.
– Recomendadas para revestimentos de móveis e ambientes internos ou externos que não sofram ação direta do sol e da chuva. Não recomendado em áreas úmidas. A aplicação deve ser feita usando cola de contato na face interna da placa e na superfície onde será aplicada seguindo as recomendações do fabricante da cola.
– Ao receber o material na obra, observe se os produtos sofreram danos durante o transporte, certifiquese de que os materiais que estão sendo entregues correspondem ao do pedido e se todas as caixas têm as mesmas especificações
– O cálculo quantitativo deve prever de 5 a 10% de acréscimo para recortes e reserva preventiva, uma vez que a variação de tonalidade da fibra é característica do produto.
– Guarde os mosaicos de coco e castanha em locais secos, protegidos do sol, da chuva e de umidade, sempre na posição horizontal preferencialmente sob pallets.
– Verifique se a superfície onde o mosaico será aplicado está totalmente limpa, curada, sem trincas ou fissuras e sem fatores que diminuam a aderência e prejudiquem sua estética, como por exemplo, óleos, graças, pó, etc.
– Pelo fato das fibras naturais sofrerem uma grande variação de tonalidade, recomendamos que se abra de 3 a 5 caixas simultaneamente, e se aplique as placas de forma aleatória tornando assim a parede mais harmônica no que diz respeito as nuances de tonalidade.
ATENÇÃO: Reclamações sobre defeitos aparentes como diferença de bitola, só serão aceitas quando realizadas antes da aplicação. Lembre-se: “produto assentado é considerado produto aceito”.

APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO
– O assentamento dos mosaicos de coco e castanha requer mão de obra especializada, utilize profissionais conhecidos como “pastilheiros e “azulejistas” com prática no assentamento de mosaicos de coco ou marceneiros acostumados a assentar mosaicos de coco e madeira.
Inicie a colocação sempre pela parte mais visível do ambiente.
– Os mosaicos de Coco e Castanha são compostos de material natural, feitos artesanalmente e pequenas variações de tamanhos entre as peças são inerentes ao produto, por isto nunca deixe o espaço exato do mosaico pré-reservado.
– É muito importante observar os desenhos que se formam nas peças para proceder com a correta aplicação.
– Antes da aplicação veja a melhor estratégia de colocação, determinando a disposição dos mosaicos.
– Superfície de Alvenaria – A superfície deve estar limpa e plana pronta para receber qualquer tipo de cerâmica. Pode se aplicar cola de contato (ou cola fórmica) diretamente na parede de alvenaria e na base interna das placas. Aguardar aproximadamente 15 minutos e prosseguir com a aplicação. Por
terem as juntas das placas secas, recomendamos a aplicação de cola branca para madeira (pva) no juntamento das placas.
– Superficies de madeira – Para estas superfícies, utilizar cola de contato ou PVA, verificar as recomendações do fabricante da cola.
– Os mosaicos de coco deverão estar sempre limpos. Para limpeza diária utilizar pano úmido ou aspirador de pós. Caso seja necessário lavar, utilizar detergente neutro diluído em água (1/10).
– Os mosaicos de castanha do Pará devem ser limpos com espanador simples ou pano levemente umedecido. A cada 02 anos realizar aplicação de cera para manter o brilho.
– O mosaico de castanha recebe tratamento contra cupins e fungos com validade de 18 meses.
– Experimentos realizados já possuem 24 meses (ambientes internos) e não apresentam crescimento de microrganismos e nem mesmo ataque de cupins. As peças são tratadas com selador impermeabilizante e cera de carnaúba. Indicamos que se faça este tratamento a cada 24 meses. Para ambientes externos
que não incidam chuva e raios solares diretamente, há que se considerar o tratamento como se fosse madeira, portanto, recomendamos a aplicação de resina a cada 14 meses ou a aplicação de verniz marítimo.
– As placas de castanha devem ser cortadas com máquinas para corte de cerâmica utilizando serra circular para madeira com vídea de forma a promover o corte adequado das placas. É importante que o disco de corte esteja amolado evitando o arranhamento das pastilhas e danos nas peças.
– As placas de mosaico de castanha devem ser retiradas das caixas ao menos 2 horas antes da aplicação, e colocadas com a superfície a ser assentada para cima, seja no frio ou no calor.

MOSAICO MADREPEROLA
– Por se tratar de um produto artesanal e natural, o mosaico de madrepérola apresenta variações de tonalidades em cada lote e na mesma placa.
– As pastilhas de madrepérola são obtidas através do polimento da concha, utilizando-se o lado interno e externo, proporcionando um brilho característico.
– O mosaico de madrepérola é indicado para ambientes internos e externos, paredes e pisos de tráfego moderado. É também indicado para ambientes úmidos ou submersos. – Também é recomentado para revestimentos de móveis.
– Por se tratar de um material natural, é possível que sua cor sofra variação com o passar do tempo. Em áreas úmidas, essa variação pode ser acentuada.
– Evitar o uso em áreas de calor intenso.
– A limpeza cotidiana deve ser feita apenas com pano úmido.
– A aplicação da pastilha de madrepérola é feita com argamassa flexível para pastilha de vidro.
– Recomendamos para o assentamento o uso de argamassa flexível sem areia, impermeável a base de resina acrílica ou epóxi.
– É de fundamental importância ter muito cuidado na aplicação do rejunte, para que não risque/danifique as peças fazendo com que o mosaico perca suas características.
– É fundamental o uso de mão de obra qualificada.